Os Mestres

Atualmente fazem parte do Sistema Shinobi Keiko Kai de Arte Marcial: 02 Kaiso's, 01 Sensei e 13 Shidōin's.


1. Kaiso (開祖)

Palavra de origem japonesa que, em uma tradução livre, significa "Líder Fundador da Organização". Dentro do Sistema Shinobi keiko kai de Arte Marcial o termo kaiso é utilizado para designar os Líderes Fundadores da Organização e é a posição hierárquica mais alta. Os Kaiso's recebem o Título de Dai Sensei (Grão-Mestre ou Grande Mestre), a Licença de Menkyo Kaiden (permissão total de ensinamentos) e não seguem o padrão Kyu/Dan de graduação.


2. Dai Sensei (大先生)

Palavra de origem japonesa cujo significado é "Grão-Mestre ou Grande Mestre".  Dentro do Sistema Shinobi keiko kai de Arte Marcial o termo Dai Sensei é usado como título tanto pelo´s Kaiso´s como por aqueles que alcançaram a graduação de  10° Dan o e receberam o status de Grande Mestre.

10º Dan: Título de Dai Sensei (Grão-Mestre ou Grande Mestre) e Licença de Menkyo Kaiden (permissão total de ensinamentos);


3. Sensei (先生)


Palavra de origem japonesa (em uma tradução livre significa "pessoa nascida antes que outro") é empregada, em geral, após o nome da pessoa como título honorífico de "Professor" ou “Mestre” (Ex. Renan Sensei). A palavra também é utilizada para demonstrar respeito a alguém que tenha alcançado um determinado nível de mestria em algum tipo de arte ou atividade: escritores, músicos e artistas, por exemplo, são tratados desta maneira.
Dentro do Sistema Shinobi keiko kai de Arte Marcial o termo Sensei é usado como título por aqueles que alcançaram a graduação de 3° Dan ao 9° Dan o e receberam o status de Professor.

3º Dan e 4º Dan: Título de Sensei (Professor) e Licença de Chuden (permissão para ensinamentos intermediários);
5º Dan e 6º Dan: Título de Sensei (Professor) e Licença de Joden (permissão para ensinamentos avançados);
7º Dan ao 9º Dan: Título de Sensei (Professor) e Licença de Okuden (permissão para ensinamentos secretos);


4. Shidōin (指導員)

Palavra de origem japonesa cujo significado é "instrutor". Dentro do Sistema Shinobi keiko kai de Arte Marcial o termo Shidōin é um título concedido àqueles que alcançaram a graduação de 1° Dan e 2° Dan e atuam como instrutores formais sob a supervisão direta do Sensei responsável.

1º Dan e 2º Dan: Título de Shidōin (Instrutor) e Licença de Shoden (permissão para ensinamentos básicos, supervisionado por um Sensei);